Saltar para o conteúdo

O Banquete das Saudades

Anne Lise Le Gac
Anne Lise Le Gac vive em Bègles (França). Estudou na Escola de Belas Artes de Estrasburgo e, depois, no Centro Coreográfico de Angers sob Emmanuelle Huynh. Cria e executa diálogos, relações e situações. Entre outros projetos, compôs La Caresse du Coma ft. YOLO, com a música e intérprete Loto Retina, Grand Mal, com o costureiro-blogger-bailarino Élie Ortis, e Ductus Midi, com o artista-músico-criador Arthur Chambry, em 2019.
Em 2015, cofundou Okay Confiance, uma residência-festival performativa itinerante, uma celebração de confiança, desenvolvida por uma comunidade em crescimento, que se realizou em algumas instituições e sobretudo em espaços alternativos.
A sua última criação é La Caresse du Coma ft. YOLO, em colaboração com a música Loto Retina, interpretada, em 2023, no Festival Parallèle (Marselha) e no ImpulsTanz (Viena). Anne Lise Le Gac está a trabalhar num novo projeto performativo colaborativo e itinerante, Dopa. Desde 2017 que tem apoio à produção e distribuição do Parallèle – Polo Internacional de Produção de Práticas Artísticas Emergentes (Marselha) e integrará a rede apap – projeto de desenvolvimento de artes performativas entre 2020 e 2024.
© Anne Lise Le Gac

O Banquete das Saudades é uma refeição, uma instalação, uma situação, uma coleção: a receita como reativação de uma “saudade” e motor de uma situação de partilha. Nas palavras de Eduardo Lourenço: “Saudade é uma forma de recuperar o que é irrecuperável. É uma relação com o passado, com o passado feliz. Momentos infelizes não dão origem a ‘saudade’.”
Fazemos um pedido de receitas de saudades a amigos e familiares. Estas receitas estão geralmente ligadas a uma memória mais ou menos distante e pessoal. Ao lado de Anne Lise Le Gac, uma pequena e preciosa equipa de cozinheiros amadores de França e Alcanena irá preparar uma seleção destas receitas, cozinhá-las e combiná-las no menu Saudades.
Num espaço de acesso aberto, os visitantes, que se tornam convidados, vão experimentar esses pratos. O Banquete das Saudades desenrola-se lentamente, com petiscos e degustações, e termina quando os seus recursos se esgotam.