Como podem os olhos tocar? Como podem os ouvidos ver? Como pode a pele ouvir? Guiada por estas perguntas, associadas a ecossistemas de perceção relacionais, em Las Lámparas, Leticia Skrycky procura oferecer um lugar para um olhar periférico e vibrátil. É um convite para um estado de atenção aberto a receber o visível e o invisível.
No espaço cénico do teatro, apresenta-se uma coreografia elétrica, onde o som move a luz e a luz, por sua vez, soa aquecendo todo o meio envolvente. Luzes como fogueiras elétricas, que procuram ativar um estado primordial de observação como aquele que se sente quando se contempla o fogo.
Las Lámparas convida a entrar, como um lugar contentor que se vai permitindo abrir, de dentro para fora, revelando-se como um espaço para ficar e ao mesmo tempo deixar quem o visita… ir.
instalação, performance
7 out. > 16h30 — 18h — 19h30
aprox. 45 min ☺ M/12 ☺ 6€
Las Lámparas
Leticia Skrycky (UY)
Leticia Skrycky é uma desenhadora de luz e criadora uruguaia que vive, atualmente, em Lisboa e cujo trabalho se centra no campo da dança e da performance. Tomando a iluminação como ponto de partida, investiga práticas de cocriação e relação entre linguagens dispostas no palco e materiais humanos e não-humanos. Tem começado a realizar suas próprias peças em colaboração com diferentes artistas (Táctil, 2017-2020; Hormigonera, desde 2017; Entre, 2017; Pardo, 2014), sendo Las Lámparas a sua primeira peça a solo.
Como desenhadora, tem colaborado com artistas como Tamara Cubas, João Fiadeiro, Carolina Campos, Vera Mantero, Jonathan Uliel Saldanha, Latifa Laâbissi & Nadia Lauro ou Doris Uhlich.
Como desenhadora, tem colaborado com artistas como Tamara Cubas, João Fiadeiro, Carolina Campos, Vera Mantero, Jonathan Uliel Saldanha, Latifa Laâbissi & Nadia Lauro ou Doris Uhlich.
Pesquisa e criação Leticia Skrycky
Acompanhamento Ibon Salvador
Colaborações Ayara Hernández Holz, Leonor Courtoisie, Ce Pams
Produção Carolina Goulart
Coprodução TNT / Festival de Artes Vivas y Nuevos Formatos, Teatro do Bairro Alto
Residências TNT / Festival de Artes Vivas y Nuevos Formatos; GRANER / Centro de Danza y Artes Vivas; OOPSA - SOOPA / Platform for creation
Agradecimentos Mauricio Skrycky, Joana Cardoso & Mochi, Fernando Gandasegui, Marta Echaves, Andrea Gonzalez, Núria Gómez Gabriel, Vasco Alves, Gabriela Escobar, Fabrizio Rossi, Francisco Trujillo, Santiago Marrero, e a todas as pessoas que partilharam o entusiasmo por Éliane Radigue e Maryanne Amacher
Estreia TNT / Festival de Artes Vivas y Nuevos Formatos - 28 de setembro a 1 de outubro de 2023
Imagens Patricia Black
Las Lámparas nasce no contexto de Proyecto Táctil (2017-2020), campo de pesquisa iniciado juntamente com Alina Ruiz Folini.