Saltar para o conteúdo

KdeiraZ

Natália Mendonça (BR)
Natália Mendonça é performer, coreógrafa e preparadora corporal, formada em dança pela Universidade Estadual de Campinas. Baseada em Lisboa desde 2020, participou na quarta edição do Programa Avançado de Criação em Artes Performativas - PACAP, é professora de dança no Forum Dança e desenvolve seus trabalhos autorais e colaborações com outras coreógrafas. Desde 2021, desenvolve KdeiraZ, peça infantil que brinca com a criação de jogos coreográficos. Com Josefa Pereira, foi colaboradora na trilogia Bestiário Pink e é intérprete em Campo-Força-Chama; com Dinis Machado, é intérprete em Cyborg Sunday; e, com Rita Natálio, foi convidada no projeto Pass The Mic. No Brasil, é intérprete com Clarice Lima e Cristian Duarte e integrou o elenco de Marta Soares, Companhia Perversos Polimorfos e Jorge Garcia. Em 2016, estreou Marcela Banguela no âmbito do Programa de Ação Cultural (ProAC), na variante primeiras obras de dança. Foi preparadora corporal em Quando Quebra Queima da ColetivA Ocupação (MEXE, Portugal; Panorama, França; e Battersea, Reino Unido) e já se apresentou no Cena Brasil Internacional(Rio de Janeiro), Bienal Sesc de Dança (São Paulo), IC – Encontro de Artes (Bahia) e Junta – Festival Internacional de Dança (Teresina, Piauí).
© Marie Fages

KdeiraZ é um projeto de dança para crianças de todas as idades que busca aproximar a pesquisa em dança contemporânea da criação artística para o universo infantil. O processo debruça-se sobre a experimentação de jogos cénicos com o intuito de problematizar o uso excessivo da cadeira no nosso quotidiano. Convocando Manoel de Barros, quando diz “palavra poética tem que chegar ao grau de brinquedo para ser séria”, partimos do princípio de que queremos brincar com os motivos para ressignificar a relação com esse objeto. Em cena, as performers deparam-se com cadeiras comuns e fantásticas e ficam curiosas por descobrir quais as possibilidades de brincadeiras que cada uma, com a sua forma e personalidade, pode propor. Uma cadeira aranha gigante, outra que se dobra, outra que se esconde e uma cãodeira. Aqui, a cadeira é protagonista na viagem e a grande propulsora de experimentações sem fim!

direção artística Natália Mendonça performance Josefa Pereira, Natália Mendonça criação coreográfica Josefa Pereira, Mauricio Flórez, Natália Mendonça criação cenográfica Marie Fages criação de figurino Marine Sigaut direção de som e operação Cigarra criação de som Cigarra e Daniel Tauszig Criação e operação de luz (KDEIRAZ versão espaço cénico) Joana Mário produção Hannya Melo e Carolina Goulart conceção Dani Barra e Natália Mendonça fotos Mauri Fages Estrutura Associação Trypas Corassão - Associação Cultural residências Programa de Residências - O Rumo do Fumo, Casa da Dança de Almada, Residências Artísticas Estúdios Victor Córdon, LU.CA – Residências Artísticas Acompanhadas, fAUNA – habitat de criação, Residências Artísticas CAMPUS Paulo Cunha e Silva espaço parceiro A70 residência de coprodução O Espaço do Tempo coprodução Materiais Diversos Agradecimentos Mozão, Maura Grimaldi