Saltar para o conteúdo

Habiter le Seuil

Marine Chesnais
Marine Chesnais vive na pequena ilha de Groix, em Morbihan. Apaixonada pelo mar e pela relação entre humanidade e natureza, dedica o seu trabalho à sensibilização para a nossa forma de habitar o mundo com tudo aquilo que é vivo. Em 2017, Marine fundou a One Breath, uma empresa que pretende tornar-se uma plataforma para a ecologia cultural, com a qual está a desenvolver a noção de dança de inspiração biológica.

Vincent Bruno
Nasceu em Tournai, na Bélgica. Depois de se formar em cinema, começou a trabalhar como projecionista numa pequena sala. Em 2005, criou a produtora Demande à la poussière. Produziu e dirigiu vários telediscos, curtas-metragens e documentários que foram premiados. Em 2008, realizou The Last Round, o primeiro filme inteiramente produzido por utilizadores belgas da Internet. Ganhou o prémio Lucas de melhor curta-metragem com Le Maillot de Cristiano.
© Vincent Bruno

“Esta história é sobre um processo artístico, alimentado pela beleza e fragilidade da natureza, impulsionado pela pesquisa científica, reorientado pelo destino…”
Verão de 2020. Marine Chesnais, coreógrafa e bailarina de dança contemporânea, viaja para a Ilha da Reunião para encontrar baleias-corcundas. Destas interações no azul profundo, nasceram danças improvisadas, que serão terreno fértil para a sua próxima criação. Este filme, filmado em apneia, é uma viagem coreográfica e hipnótica que nos leva ao mundo subaquático, sustendo a nossa respiração, seguindo os passos deste projeto original. Mostrando-nos o processo de encontrar um animal selvagem no seu habitat natural, Habiter le seuil pergunta o que acontece em nós neste espaço de relacionamento em que não conseguimos controlar nada — exceto a nossa abertura para o que possa suceder — e questiona o nosso modo de habitar a vida.

Realização Marine Chesnais e Vincent Bruno Argumento Marine Chesnais e Vincent Bruno Imagem Vincent Bruno Som Nikolas Javelle Edição Vincent Bruno Música original François Joncour, Stephen O’Malley Produção Marine Chesnais Produção ONE BREATH Coprodução La Manufacture CDCN Parceiros GLOBICE - Association scientifique de recherche sur les cétacés, Ministère de la Culture - DGC, DRAC Bretagne, LALANBIK - Centre de Ressources pour le Développement Chorégraphique Ocean Indien, LA BRIQUETERIE - CDCN,, LA CITE DES ARTS - La Réunion, C.A.M.P - Amélie-Anne Chapelain, LE HANGAR - Centre Chorégraphique Eric Languet Outras colaborações Equipement BREIER, Centre de plongée BULLE D'AIR, QUIETUDE CETACES — observation responsable des cétacés à La Réunion.