Saltar para o conteúdo

Decadência

UMCOLETIVO
UMCOLETIVO é uma associação cultural, fundada em 2013, que desenvolve atividades no âmbito da criação artística, tendo como eixos a relação com o território, a exploração plástica da palavra e a convocação do público para o epicentro do objeto artístico - onde transversalmente se encontra uma ideia de reescrita, de tempo real e de voz.
Trabalhamos ancorados na ideia de construção de vias de reciprocidade artística e afetiva, dentro dos territórios e entre territórios, no desenvolvimento de uma estratégia de formação de públicos e artistas.
Desde 2022, estamos sediados em Portalegre, no Convento de Santa Clara, partilhando espaço com o Teatro do Convento. Trabalhamos continuamente com as escolas rurais do concelho no desenvolvimento de competências artísticas a nível da fruição e criação junto de alunos, professores e funcionários desta comunidade educativa. Os nossos projetos de criação procuram cada vez mais a simbiose com os vetores do desenvolvimento de novos públicos e da programação. Entendemos o espaço de construção artística como um lugar partilhado, horizontal e aberto – uma estufa de afetividade e democracia, onde somos minuciosos a explorar ideias e a levantar questões.
©João P. Nunes

Judith Teixeira, há 100 anos, escreveu Decadência, um conjunto de poemas de amor lavrado no silêncio abrasado da carne. Luísa Demétrio Raposo diz agora, com a carne e o sangue, que “toda a escrita é sexo”. 
Que calor é este que incendeia as mulheres e as faz renascer transfiguradas? 
Decadência é um espetáculo sobre fogo que nos aproxima de uma mulher que arde nas palavras — “há fogo no fogo onde ela levita / ela levita dentro da pele”. Poderemos responder à violência histórica do gesto de quem queima uma mulher por ter amado? Afinal, quem é que queima quem?

Um espetáculo UMCOLETIVO Coprodução Centro de Artes e Espetáculos de Portalegre, Materiais Diversos equipa da estrutura Bruno Caracol, Cátia Terrinca, João P. Nunes, Raquel Pedro, Ricardo Boléo, Rui Salabarda e Sara Afonso, com Luísa Demétrio Raposo e Patrícia Andrade estrutura financiada pela Direção Geral das Artes Com o apoio de Município de Portalegre, Teatro do Convento
> Conversa sobre o espetáculo no dia 6 de outubro, às 18h.