Saltar para o conteúdo

Como podemos ser uma comunidade de aprendizagem?

com Elsa Ferreira
Elsa Ferreira habita entre oliveiras e sobreiros na Serra da Arrábida. Fundadora, em 2014, da comunidade de aprendizagem Raízes — Educação Viva. Mãe de duas filhas. Adora estudar e conhecer o mundo da educação inovadora, colocando-a em prática quotidianamente. Relaciona educação, arte, neurociência, natureza, viagens e conhecimento.
O Raízes é um projeto de educação viva/livre onde a criança é respeitada em toda a sua essência. Sendo intergeracional, crianças, jovens e adultos constroem e vivem uma dinâmica comunitária, tendo como principal pedagogia o amor. O bem-estar da criança é o principal objetivo do projeto e, para tal, os pais ou familiares estão presentes pelo menos meio dia por semana, a alimentação é biológica, a maior parte do tempo é passado no meio da natureza e a brincadeira é livre.
© Raízes – Educação Viva

As ‘mesas longas’ da edição do Festival Materiais Diversos em 2021 convocaram uma comunidade alargada para discussões em torno de múltiplos temas. Este ano, o festival reuniu com parceiros e outros atores locais para identificar quais os temas do seu interesse que poderiam dar corpo a uma dinâmica coletiva de debate.
Fruto da presença de várias famílias que optaram pelo ensino doméstico no território entre Alcanena, Porto de Mós e Torres Novas, surgiu o desejo de discutir publicamente sobre modelos de educação e a sua relação com os direitos das crianças e os direitos parentais.
Neste debate, exploramos o que significa ser uma comunidade de aprendizagem e as suas potencialidades. Convidamos as pessoas interessadas a conversar sobre conhecimento e educação a partir de exemplos e questões concretas que tragam consigo e a equacionar qual poderá ser o papel da comunidade em geral nos processos de aprendizagem das crianças e jovens.