Saltar para o conteúdo

Bernardo Branco

Bernardo Branco
Cantor da Ribeira Ruiva, Torres Novas. Som algures entre o Rio Almonda e a Rua Cor-de-Rosa. Conflito latente entre a aldeia e a cidade, a tradição e a modernidade, a calma e a vertigem. Estudou piano desde os 6 anos. Foi aluno do Conservatório de Música do Choral Phydellius e depois frequentou o curso de canto na Escola de Música do Conservatório Nacional, onde também estudou composição com o professor Eurico Carrapatoso. Atuou no Coliseu do Porto como Capitão na ópera Eugene Onegin, de Tchaikovsky, e colaborou como corista em vários coros portugueses, como o Coro Gulbenkian, o Coro da Escola Superior de Música de Lisboa - ESML ou o Choral Phydellius, tendo sido dirigido por maestros como Paul McCreesh, Gustavo Dudamel, Paulo Lourenço, João Branco ou José Matta.
Destas experiências, ficou um beco sem saída, a familiaridade com as partituras de mestres como Mozart, Bach, Mahler ou Lopes-Graça e o desejo secreto de derrotar a batuta e dar corpo à música que, tímida, mas paulatinamente, criava no seu quarto, resultando em mais de 50 canções desconhecidas.
© João Faria

Bernardo Branco procura a aproximação entre o território e a realidade social que nos envolve.
No álbum Cantar de Ouvido, que será lançado num futuro próximo, há espaço para cantar sobre o dia-a-dia rústico, desamores passados, queda de cabelo, festas populares, o êxodo rural ou um conflito latente entre música popular e erudita. Este conflito resulta em fusão, que é feita com a legitimidade de quem ouve música urbana em plena aldeia, mas já trauteou a Oliveirinha da Serra no terraço do Lux.
As batidas são construídas com recurso a sons da garganta, adufe, um drumkit de hip-hop, ao ritmo quebrado da cana rachada e a ad-libs. O Auto-Tune é usado como recurso expressivo, com o atrevimento de estar presente em alguns dos momentos melismáticos próximos do fado.

música, letras, Voz, Guitarra, Piano, Samples Bernardo Branco Técnico de Som Rafael Prazeres Apoio Técnico e Imagem João Faria produção e agenciamento OSGA